foto ansiedade_700px

Você tem medo do fracasso?

Uma das coisas mais comuns que nos impedem de realizar nossos sonhos é o medo do fracasso… e a falta de autoconfiança necessária para vencer esse medo.

Acredite, a maioria de nós vive esse dilema, alguns mais, outros menos. A questão é: como vencer esse medo?

A resposta é clara: trabalhando a autoconfiança e a autoestima, porque é praticamente impossível investir em seus sonhos, sair da mesmice e finalmente ser você mesma se estiver com a autoconfiança e a autoestima baixas.

Algumas pessoas fazem uma distinção bem específica entre autoestima e autoconfiança. A diferença é sutil, mas importante. Autoestima é quando você se julga merecedor do respeito dos outros e autoconfiança, quando você acredita em si mesmo. No geral, elas caminham juntas e quando trabalhamos uma dessas qualidades a outra também melhora.

Tomando o controle da sua autoconfiança

Sua autoconfiança está sob seu controle? Se ela está baixa, é possível fazer algo para mudar esse cenário?

Quando nossa autoconfiança está baixa é difícil acreditar que algo possa nos tirar do estado de dúvida sobre nós mesmas. Mas eu acredito, sinceramente, que podemos mudar isso. Autoconfiança não é genético e você não precisa de ninguém para aumentá-la. Mesmo que acredite que você não é muito competente, ou esperta, ou atraente, etc., isso pode mudar.

Você pode se tornar uma pessoa digna de respeito, principalmente o seu próprio, e buscar a realização de tudo o que você desejar, mesmo que algumas pessoas digam o contrário. Aliás, a primeira coisa a fazer é parar de dar tanta importância para o que os outros dizem ou pensam de você; isso é, literalmente, problema deles.

Ao tomar certas ações concretas que melhoram sua competência, sua autoimagem, você pode aumentar sua autoconfiança sem o auxílio de ninguém mais. Só depende de você.

Abaixo listei 3 dicas. Existem muitas outras, mas essas são minhas favoritas e que, com certeza, aumentam minha autoconfiança e autoestima toda vez que pratico. Veja se fazem sentido para você; pratique e observe.

Aqui estão as dicas, em ordem aleatória.

Seja gentil e generosa. Se essa dica for ‘melosa’ demais para você, comece com outra. Mas saiba que ser gentil com outros e generosa com você mesma é um jeito fantástico de melhorar sua autoimagem, a percepção que tem de você mesma. Trate os outros como gostaria de ser tratada, e trate a si mesma como trataria sua melhor amiga. Acredite-me, isso é poderosíssimo!

Se a única oração que você fizesse em toda a sua vida fosse “Obrigada”, isso já bastaria” – Meister Eckhart

Pratique gratidão. Todo mundo que me conhece sabe que Gratidão é um dos meus princípios de vida e uma prática constante. E é por isso que incluo aqui. Gratidão é, ao mesmo tempo, uma atitude de humildade e que nos dá muito poder. Sermos gratas por tudo o que temos, pelo o que os outros fazem por nós, é positivo e gratificante e, com certeza, vai melhorar sua autoimagem.

“Conheça a si mesmo e vencerá todas as batalhas.”Sun Tzu

Invista tempo em conhecer-se. A maneira mais sábia de vencer um adversário é conhece-lo bem, muito bem. É impossível vencer um inimigo sem conhece-lo e quando estamos tentando mudar uma autoimagem negativa, e substitui-la com autoconfiança, o inimigo somos nós mesmas. Portanto, aprenda a conhecer a si mesma muito bem. Comece por ouvir seus pensamentos, os pensamentos negativos que tem sobre você mesma, e anote. Se possível, mantenha um diário – não se preocupe, ninguém precisa ver esse diário, e comece a registrar os pensamentos do seu “crítico interno” e também o porquê desses pensamentos.

Agora pense sobre as qualidades que você tem, as coisas que você faz bem e as coisas das quais você gosta. Pense também sobre suas limitações e avalie se elas são reais, ou se são somente um vício de pensamento que você ainda permite em sua vida. Registre tudo em seu diário. Vá fundo! Não tenha receio de conhecer-se e a sua autoconfiança vai, mais dias menos dias, melhorar. Lembre-se de que tudo é um processo.

Você poderá conferir muitas outras dicas de como conhecer-se melhor e como melhorar sua autoestima e autoconfiança durante o SINAEM – o 1º Simpósio Nacional sobre a Autoestima da Mulher, que acontecerá entre os dias 1º e 7 de setembro de 2014. É 100% online e gratuito!

Em minha palestra no SINAEM, abordarei em maiores detalhes o tema Autossabotagem e vou mostrar como superar o seu crítico interno em 4 passos.

Tome uma ação concreta em autoconhecimento, inscreva-se no SINAEM pelo link  www.inadepe.com.br/sinaem

 

 

About The Author

Creusa Brigatti

Creusa Brigatti - Mestre em Arteterapia pela Universidade Concordia, no Canadá. Practitioner em PNL e Coach em Criatividade. Há dez anos auxilia pessoas de todas as idades, no Brasil e no exterior, a encontrarem soluções para seus conflitos e traumas, a reencontrarem seu Eu Criativo, sempre através da exploração das artes e da criatividade, numa Jornada Criativa.