banner_ja_imaginou_700px

Vaidade x Autoestima

Como está sua autoestima? Pare um minuto e pense quantas oportunidades perdeu porque acreditou que não conseguiria? A vida de quem não acredita em si mesmo é assim: medo, dúvida, vergonha, frustração, insegurança, culpa, insatisfação e confiança zero.

Quando não nos sentimos capazes é como se algo nos impedisse de irmos adiante. Quando insistimos em agradar… e ainda assim somos maltratados, abandonados, quando amamos mais ao outro do que a nós mesmos, na verdade está faltando autoestima. Muito se fala sobre autoestima, mas geralmente as pessoas confundem autoestima com falsos valores.

Como há muita confusão sobre o tema, vamos refletir sobre dois mitos sobre autoestima, que é acima de tudo você ter consciência de seu próprio valor.

1. Cuidar da aparência, ir à academia, cabeleireiro, comprar roupas, quer dizer que minha autoestima está elevada.

Mito: Cuidar de si nem sempre quer dizer autoestima elevada. Assim como cirurgias plásticas, casamento, trabalho, dinheiro, carro, nada disso cria autoestima. Muito pelo contrário, quem precisa disso para ter valor, na verdade só quer ser aceito por uma sociedade e uma mídia que “vendem” o que deseja que seja comprado. A pessoa que busca tudo isso pode querer compensar algo que não sente ter internamente. Mas gostar de si, se aceitar e se cuidar é um passo importante na conquista de uma autoestima elevada, mas não a determina.

2. Autoestima elevada é o mesmo que vaidade.

Mito: Definitivamente não! Mas é comum as pessoas confundirem. Nem sempre quem cuida de sua imagem pessoal está com autoestima elevada. É uma ilusão acreditar que buscar fora pode elevar a autoestima de uma pessoa. Autostima é algo que vem de dentro e não de fora.

Para saber mais, assista à minha entrevista sobre Vaidade x Autoestima:

 

Lembre-se: vou participar do SINAEM com o tema “Resgate sua criança ferida: a verdade sobre a sua infância pode transformar a sua vida”.

Você não pode perder!

Inscreva-se no site www.inadepe.com.br/sinaem

Te espero lá 🙂

 

 

 

About The Author

Rosemeire Zago

Rosemeire Zago CRP 06/36.933-0 é Psicóloga clínica, Analista Junguiana, especialização em Psicossomática e Hipnoterapeuta. Experiência no processo de reencontrar e acolher a criança que foi vítima de Abuso físico, psicológico e/ou sexual, Complexo de Inferioridade, Rejeição, Abandono, Negligência física e afetiva. Estudiosa de Alice Miller, Ferenczi e Jung, aprofundou-se no ensaio: “A Psicologia do Arquétipo da Criança Interior” – 1940, e a partir dele e de seus próprios sonhos, criou e elaborou o workshop: “Resgate sua criança ferida - a verdade sobre sua infância pode transformar sua vida", que nos permite um encontro com nossa verdadeira essência. Realiza esse workshop há 20 anos, ajudando as pessoas a identificarem os traumas ocorridos durante a infância (muitos deles ainda inconscientes) e as possíveis consequências no adulto.