Nkaitole

Sobre sonhos, desafios e o menino Nkaitole

Os desafios e os fardos que carregamos diariamente são pautas de discussões em rodas de amigos, em comentários de redes sociais, nas poltronas dos terapeutas e até nas sessões de coaching. Temos a péssima mania de não vivermos o hoje, em detrimento de um futuro ainda incerto e carregado de ansiedades. Estamos vivendo para o futuro, e não para o hoje.

Levanto esta reflexão porque recentemente fui apresentado à história de um menino de 4 anos de idade e que me fez repensar a maneira em como me desafio e em como enxergo os meus sonhos.

Nkaitole tem 4 anos de idade e vive em uma região que fica ao sul do Deserto do Saara, onde a maioria das crianças do local morrem antes dos 5 anos de idade por conta do consumo de água não tratada. Uma rede de TV local divulgou recentemente um documentário em que os sonhos de Nkaitole são realizados. Assista:

Por que os nossos sonhos e desafios nos parecem tão difíceis de serem realizados?

O que nos leva a acreditar que as coisas boas só acontecem com os outros e não com nós mesmos?

Sonhar é alimentar nossas vontades, é regar a nossa jornada com flores de diferentes estações e é o segredo para uma vida mais leve e com mais brilho nos olhos.

Desafios são como combustíveis para a nossa vida. Mais importante do que nos desafiarmos para a vida, é viver estes desafios com propósitos e com foco naquilo que realmente desejamos conquistar. Uma das grandes dificuldades que temos é nos desafiarmos sem saber o que o resultado da conquista irá nos trazer de bom.

Assim como o menino Nkaitole, devemos dar as mãos às nossas crianças, que muitas vezes ficaram esquecidas em nosso passado. Você se lembra como você era quando criança? Quais as suas brincadeiras preferidas? Como você demonstrava afeto e carinho pelas pessoas? Quais eram os seus desafios?

O grande desafio para o menino Nkaitole é nunca deixar de sonhar. E para você, qual é o grande desafio da sua vida? O que te desperta este sentimento bom de ultrapassar barreiras e conquistar aquilo que você sempre sonhou?

Desafie-se a nunca deixar de sonhar. Sonhe e viva o seu hoje, com a ajuda da criança que você já foi um dia. Desafiar-se é respirar a beleza da vida diariamente.

 

Fabio Procópio

About The Author

Fabio Procópio

Fábio Procópio é formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Unesp e Coach profissional pela Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING) com certificação internacional Behavioral Coaching Institute (BCI) . Fundador do projeto "Mulheres Pró- Coaching, em Ribeirão Preto - SP. Para saber mais, acesse: www.fabioprocopiocoach.com - facebook.com/fabioprocopiocoach ou envie um e-mail para contato@fabioprocopiocoach.com