Foto Perdão MADALENA

Perdoar é um ato nobre e inteligente

Com o passar do tempo, percebemos que os erros fazem parte da vida, todo mundo erra um dia e os erros estão repletos de aprendizagem.

Há momentos em que ficamos chateados ou magoados com alguém ou com alguma situação, e isso fica nos incomodando, parece que surge do nada e ficamos pensando, relembrando; às vezes sentimos raiva de uma situação que ocorreu. Quem nunca passou por isso?

Muitas vezes erramos e machucamos pessoas, principalmente pessoas que amamos. Quando isso acontece é preciso ter coragem e humildade para reconhecer o erro e pedir perdão. Na maioria das vezes somos perdoados, mas às vezes parece que não foi o suficiente, e como já dizia William Shakespeare: nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém… Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo.

Para perdoar a si mesmo por qualquer ato que cometeu por inconsciência ou sem querer, ou cometeu e se arrependeu, pare por um momento e pense: Hoje você cometeria o mesmo erro?

Com certeza a sua resposta é não. Isso já é suficiente para se perdoar de vez. Você aprendeu com o seu erro e ele ficou no passado. A sua vida acontece agora, e agora você é um ser humano como milhões de outros, que precisou errar para aprender, mas aprendeu. Isso é o mais importante, isso é lindo.

Muitas vezes somos atingidos pelos erros dos outros, porém é importante relevar. Eu sei que esse assunto é bastante delicado e extenso, mas exercite o perdão, lembre-se de que todos nós estamos aqui para aprender, alguns já aprenderam muito e outros ainda estão aprendendo. Depois de um tempo você vai perceber quão nobre é o ato de perdoar! Além de todos os benefícios, faz de você uma pessoa mais leve, feliz, criativa, produtiva e uma pessoa muito mais saudável.

Sugiro que faça uma lista de pessoas e situações que gostaria de perdoar. E perdoe, diga mentalmente que está perdoando, ou, se preferir, faça na frente do espelho, como sugere a Louise Hay. No Youtube, por exemplo, há vários vídeos e áudios para exercitar o perdão; ele é fundamental para você seguir melhor em qualquer projeto que tenha para sua vida. Ache a sua maneira de perdoar e comece a praticar, tenho certeza que terá ótimos resultados.

Se tiver dificuldade, lembre-se: todos nós já fomos perdoados tantas vezes, por tantas pessoas. Então, o que nos impede de realizar esse ato tão nobre? E lembre-se também que acima de tudo, o benefício maior é para quem pratica o perdão. Talvez isso ajude você a abrir o coração e se tornar uma pessoa ainda melhor e mais feliz!

Eu tive algumas clientes (Coachee) que em determinado momento do processo de Coaching, o ato de perdoar foi determinante para seguir em frente. A falta de perdão as impediam de tomar algumas decisões importantes para o futuro. Assim que descobriram que precisavam exercitar o perdão, tudo mudou e fluiu maravilhosamente bem. Isso me motivou a compartilhar o assunto com vocês.

 

Um grande abraço!

 

About The Author

Madalena Costa

Administradora, Coach e Analista DISC com Certificação Internacional em Coaching. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Tem como missão de vida ajudar as pessoas a descobrirem o que querem de verdade e o que fazer para chegar lá. Para saber mais acesse: https://www.facebook.com/mmadalenacosta ou http://madalenacosta.com/