Saiba dizer não 1

5 Razões para você dizer “Não”

Quantas vezes você fez algo contra sua vontade simplesmente porque não conseguiu dizer “não”?

Para muitas pessoas, dizer “não” a alguém querido ou até mesmo a um simples colega é uma tarefa árdua. E isso se agrava quando estamos falando de pessoas com baixa autoestima, visto que elas têm um desejo, ou melhor, sentem uma obrigação desumana de agradar a todos para ser aceita por eles. O medo da desaprovação as impede de negar certas tarefas e convites, e fazendo isso se ferem, pois deixam de priorizar o que mais importa: a sua própria vontade.

Você é capaz de impor limites às exigências e expectativas das pessoas? Se às vezes lhe parece difícil fazer isso, acalme-se, pois você não está sozinha.

Acredito que foi pensando nessa e em outras questões relacionadas ao auto respeito que a escritora Barbara Berckhan publicou o livro “A arte de se fazer respeitar – Maneiras inteligentes de expressar seus desejos e estabelecer limites”.

Neste livro, a autora cita 5 fortes razões que vão te encorajar a praticar a negativa amável e acabar de uma vez por todas com essa obrigação de querer agradar a tudo e a todos:

1ª – Dizer não lhe protege do perigo de gastar seu tempo e sua energia com algo que não lhe interessa;

2ª – dizer não evita que você se transforme num burro de carga, fazendo tudo que lhe pedem, sem nunca se recusar a ajudar;

3ª – Dizer não impõe limite nas pessoas e faz com que elas prestem mais atenção em você e nas suas preferências, ou seja, elas passam a lhe respeitar mais;

4ª – Dizer não evita que as pessoas se intrometam em seus problemas, pois quanto mais limites você impuser, menos as pessoas vão meter o bedelho na sua vida;

5ª – Dizer não faz com que você tenha mais tempo para cuidar do que realmente importa: sua própria vida.

Segundo Berckhan, não há nada de errado em fazer o bem ao outro. Mas uma coisa é ajudar ao próximo, outra é assumir as responsabilidades dele e deixar sua própria vida de lado.

Por isso é preciso impor-se um limite para evitar que suas aptidões sejam desperdiçadas. Um limite capaz de impedir que se aproveitem de você. Esse limite é o seu “não”.

About The Author

Karina Flôr

Idealizadora do projeto SINAEM, bancária, formada em jornalismo. Aprendeu a dizer "Não" e hoje é apaixonada por sua criança interior.